( Provérbios 25:15,)
: “Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda amolece até os ossos”.
Deus te abençoe
longanimidade é uma característica muito defendida na doutrina cristã, através da bíblia, estando presente em diversos versículos e textos religiosos. A longanimidade é uma virtude de quem é bondoso e generoso, de quem acredita e tem fé em Deus para ajudar a solucionar os seus problemas.
Lembre-se das palavras de Jesus quando amaldiçoou a figueira que estava pronta para dar frutos e não dava, ainda que fosse temporão. A figueira amaldiçoada simboliza todo tipo de frustrações, de nulidades, de fracassos com o qual estamos convivendo, inclusive na família . Depois de amaldiçoar e assim secar a fiqueira sem frutos, ele disse aos discípulos que ficaram pasmos com o poder de suas palavras, então ele, deu uma aula prática sobre fé, e disse lhes que tivessem fé em Deus( e não em coisas, estratégias, recursos humanos, influências, etc), e que orassem com fé, não duvidando no seu coração que aquilo que dissessem na oração, já era deles.
Ele disse que se ordenassem ao monte( símbolo de coisa firme, inatingível, imutável) sem duvidar, o monte teria que obedecer a ordem e sair daquele lugar e ir para outro, e isso pode parecer loucura, mas é a loucura da fé. Creia, o monte realmente vai sair, por mais firme que pareça estar ali, por mais tempo no mesmo lugar, por mais assustador que pareça, ele vai sair e não importa como, Deus é quem fará isso acontecer. Então o primeiro passo é se encorajar a partir da Palavra de Deus. Anote textos, grife, destaque em sua Bíblia textos como Isaias 50.10 b- “ Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus.” Sabe minha irmã, irmão quando a gente não vê possibilidades, não enxerga nada adiante de nós que possa nos livrar, então é hora de crer que Deus nos ajudará, e ore como quem acredita. Anote todos os versículos bíblicos que renovarem a sua esperança e os tenha sempre a mão, isso vai te fortalece dia a dia tendo longanimidade para vencer amém.
(significado bíblico)
Ser longânimo significa ser bondoso, ter generosidade.
Ser longânimo é ser resistente as provocações evitando a ira por qualquer motivo fútil. Uma pessoa longânime espelha a face de Cristo: suporta as situações adversas com paciência, tolerância e auto-controle.
A expressão também pode ser compreendida na Bíblia como: paciência, misericórdia, compassividade, serenidade, bondade e generosidade.
A longanimidade é uma das características daqueles que seguem os passos de Jesus. Através do Espírito Santo podemos desenvolver o nosso domínio próprio, agindo com temperança e paciência diante das situações da vida.
Longanimidade de Deus
Nosso Deus é longânimo, a sua misericórdia possibilitou a nossa salvação através do sacrifício de Jesus Cristo (Efésios 2:4). Deus é o maior exemplo de longanimidade, Ele é reconhecido pela sua bondade (Êxodo 34:6; Naum 1:3; Joel 2:13; Neemias 9:17).
A misericódia do Senhor é a única causa de não sermos consumidos (Lamentações 3:22). A Palavra de Deus nos revela diversas passagens que demonstram a longanimidade do Senhor. Deus foi misericordioso com o povo de Israel (Êxodo 33:19). Foi longânimo para com os ninivitas e os preservou da sua ira (Jonas 3:8-10).
Nós como pecadores também estávamos fadados à ira de Deus, mas o Senhor foi paciente conosco e nos permitiu sermos salvos, pelo Seu amor e graça (Efésios 2:3-5).
Não podemos confundir o fato de Deus ser tardio em irar-se com negligência. Deus age no tempo certo, tempo que a nossa capacidade humana desconhece (2 Pedro 3:8). Sua justiça é perfeita e irrevogável (Deuteronômio 32:4; Números 14:18). Não podemos separar a longanimidade do Senhor da Sua justiça (Salmos 116:5).
Deus nos dá Longanimidade
Nós, como filhos de Deus - e através do Espírito Santo - podemos e devemos ser longânimos (Lucas 6:36). A longanimidade é um dos frutos do espírito como o Apóstolo Paulo escreveu aos Gálatas: "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei" Gálatas 5:22-23.
Quem desenvolve a paciência e a bondade colhe muitos frutos! Aquele que é compassivo é um pacificador (Provérbios 15:18), sábio (Provérbios 25:15) e um bem-aventurado (Mateus 5:7-9).
A Bíblia nos ensina a importância de sermos bondosos e compreensivos. Tiago ao comparar a sabedoria terrena com a sabedoria do alto coloca a longanimidade como um dos atributos da sabedoria de Deus: "Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera" Tiago 3:17.
Como povo escolhido, devemos nos revestir dessa virtude para que a presença de Deus habite no nosso meio (Colossenses 3:12).