DOAÇÕES



 







CANAL

PASTOR: IVANILDO
PASTORA: ROSINETE

100- #6 HISTÓRIA (MOISEIS) TERÇA ÀS 19H 02-07-2024


 Moisés, atuou como líder, legislador e profeta que recebeu os Dez Mandamentos de Deus. 

Foi também o autor dos 5 primeiros livros da Bíblia. 

Sua história realça a bondade e poder de Deus, numa jornada desafiadora de fé e milagres. 

Moisés nasceu no Egito em uma época em que seu povo, os israelitas, eram escravizados.


Nascimento e juventude
Moisés, filho de Joquebede e Anrão, da tribo de Levi, nasceu no Egito, na época em que o faraó determinou que fossem executados os filhos homens dos hebreus. Moisés foi escondido por três meses, e depois quando não pode mais o esconder, sua mãe o colocou em uma cesta de papiro e a escondeu entre os juncos na margem do rio Nilo, enquanto de longe, a irmã dele tudo observava.

A criança foi resgatada por uma filha do Faraó Ramsés II que tomava banho no rio. A irmã do menino se ofereceu para conseguir uma ama de leite, assim, ele foi amamentado pela própria mãe. Após crescido, o menino foi entregue de volta à filha do Faraó, que lhe deu o nome de Moisés, o educou como nobre, em ambiente palaciano.
A fuga de Moisés
Passaram os anos e Moisés saiu para ver seus irmãos. Notou que eles eram submetidos a trabalhos forçados e maltratados pelo feitor egípcio. Certo dia matou o feitor e para evitar ser declarado, fugiu para a terra de Mádia.
Moisés passou então a viver no deserto, onde trabalhou para o sacerdote Jetro, que tinha sete filhas e uma deles, Séfora, tornou-se mulher de Moisés e lhe deu um filho chamado Gérson.
A Missão de Moisés
Quando um dia Moisés estava pastoreando o rebanho de seu sogro, no pé do monte Sinai, o anjo de Deus apareceu a Moisés, numa chama de fogo. Das chamas ouviu uma voz que se identificou como Deus, e que anunciou tê-lo escolhido para libertar seu povo do cativeiro egípcio e conduzi-lo à Terra Prometida.
Durante a visão, Moisés recebeu poderes especiais e com eles poderia convencer o faraó para libertar seu povo. Moisés voltou ao palácio e fez o pedido ao faraó, mas esse recusou.
Dez pragas
Ante a recusa do faraó, Moisés fez com que o Egito fosse assolado por dez pragas: 
Transformação da água do rio Nilo em sangue, invasão de rãs, praga de piolhos, invasão de moscas, morte do gado, aparecimento de chagas, chuva de pedras, invasão de gafanhotos, trevas e a última delas, a morte de todos os primogênitos egípcios, que só então convenceu o faraó que decidiu libertar os hebreus.
A caminho da Terra Prometida.
Quando Moisés e seu povo estavam a caminho da Terra Prometida, o faraó retrocedeu e ordenou que suas tropas os perseguissem. Mas Moisés abriu com seu cajado um caminho em meio às águas do Mar Vermelho, e depois da passagem dos hebreus o mar fechou e tragou os soldados do faraó.
Ao chegarem ao sopé do Monte Sinai, Moisés se recolheu para o alto da montanha e recebeu de Deus as duas tábuas com os Dez Mandamentos e uma série de leis que passam a regular as relações entre os homens.
Durante 40 anos, vagaram pelo deserto, até que falecesse toda a geração escrava, para que só os nascidos na liberdade entrassem na Terra Prometida. A Bíblia descreve minunciosamente a odisseia dos hebreus, fatos que iriam influenciar a humanidade por séculos.
Quando Moisés passou das planícies de Moabi para o monte Nebo, até o cume do Faga, em frente a Jericó, Javé lhe mostrou toda a terra e falou: “Essa é a terra que prometi a Abraão, Isaac e Jacó, quando eu disse. Eu a darei à sua descendência. Estou lhe mostrando essa terra, mas você não atravessará até ela”. Deuteronômio  34, 4
Morte de Moisés
Moisés pereceu antes de atravessar as fronteiras do solo prometido, tinha cento e vinte anos. Foi sepultado no vale, na terra de Moabi, na frente de Bet-Fegor. “Os israelitas choraram por Moisés, nas estepes de Moabi, durante trinta dias, até que terminou o luto por Moisés” 
Deuteronômio 34, 8

Marcantes da história de Moisés

Origem e infância: Nascido no Egito, em um período de perseguição, filho de Anrão e Joquebede da tribo de Levi, foi adotado pela filha do Faraó e criado no palácio egípcio.

Chamado por Deus: Foi escolhido por Deus e encontrou-se com Ele, quando viu um arbusto em chamas, ali recebeu a chamada para a missão de libertar seu povo.

Dez pragas do Egito: Deus usou Moisés para manifestar 10 sinais poderosos, contra a rebeldia do Egito. As 10 pragas foram: água transformada em sangue, rãs, piolhos, moscas, morte dos animais, tumores e feridas, granizo, gafanhotos, escuridão e morte dos filhos mais velhos.

Saída do Egito: Moisés liderou os israelitas para fora da escravidão no Egito, após Deus enviar décima praga, sobre os primogênitos do Egito. Durante este episódio ocorreu a primeira Páscoa.

Milagres e prodígios: Como representante de Deus, Moisés operou muitos milagres, como a abertura do Mar Vermelho, fez jorrar água da rocha, vitória na batalha contra os amalequitas, etc.

Dez Mandamentos: Recebeu de Deus as Leis fundamentais para os israelitas, incluindo regras de moral e adoração, no Monte Sinai.

Guiando pelo deserto: Por 40 anos, conduziu os israelitas pelo deserto em busca da Terra Prometida, enfrentando várias provações.

Sacerdote, profeta e legislador: Moisés intercedeu a Deus pelos israelitas, trouxe a mensagem de Deus para o povo, atuou ainda como juiz, governador e representante de Israel, diante do Senhor. Como figura histórica, Moisés apontou para a vinda do Cristo, o grande Profeta que ensinaria todas as coisas.

Legado: Deixou marcas de fé e obediência a Deus, sua sabedoria e temor inspiraram gerações. Moisés transmitiu as Leis divinas, como profeta do Senhor. Como importante líder em Israel, ele se tornou num referencial memorável para as tradições judaico-cristãs.


Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

.


 



 CRIANÇA

 Os pais são responsáveis diretos pela educação dos filhos. Por isso, devem ensiná-los no temor do Senhor, com amor incondicional, senso de responsabilidade e sabedoria. Um ambiente familiar sadio e equilibrado também é fundamental para auxiliar o desenvolvimento dos filhos na sua formação social, física, emocional, intelectual e espiritual, em todas as idades e fases da vida.

Por riso nos do Apoio Aos Soldados feridos de jesus Cristo Claimos este Projeto  💔 Apoiando Crianças Feridas 💓 esta Direção veio do Próprio Espirito Santo Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”. Mateus 19:14

ADOLESCENTE

Deus não te julga por você não estar bem, ele é misericordioso e entende a sua dor. Então, converse com nosso Pai, leve a sua dor até ele. Tudo começa conosco admitindo que precisamos de cura em determinada área da nossa vida. Busque também aconselhamento em seu (Pastor ou Missionaria, ou liderança) você não precisa passar por isso sozinho, há um Deus que lhe ama muito! 

Deus te abençoe sua vida ADOLESCENTES.

JOVENS 

O desejo em criar este projeto porque temos visto muitos JOVENS se perdendo para vida errada nos do SOLDADOS FERIDOS DE JESUS CRISTO temos esta consciência que podemos orientar estes JOVENS que são os futuros (OBREIROS-PASTORES-, ETC.) 


 

VISITE O SITE E CONHEÇA OS TIOS(A) E SEUS RELATÓRIOS ANTE DE CHEGA NA IGREJA -TOQUE AQUI

blogs