NONO MANDAMENTO?
O nono mandamento é mais uma maneira de expressarmos amor ao nosso próximo; neste caso, preservando a sua honra por meio de nossas palavras.
PROIBIÇÕES DO NONO MANDAMENTO
A mentira
A mentira surgiu bem cedo na história da humanidade. Satanás, pai da mentira Jo 8.44 no Éden, disse a primeira mentira registrada na Bíblia. Primeiro com uma indução “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”, Gn 3.1 e depois com a mentira propriamente dita “É certo que não morrereis”, Gn 3.4.
Os nossos primeiros pais caíram em pecado justamente por não acreditarem nas palavras de Deus e sim nas mentiras proferidas pelo diabo.
A mentira não deve fazer parte da vida dos filhos de Deus. Ele ordenou: “…nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo” Lv 19.11. “Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR” Pv 12.22. Temos de abominar e detestar a mentira Sl 119.163, rogando ao Senhor que a afaste de nós Pv 30.8.
O nosso compromisso é com a verdade, por isso, “não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos” Cl 3.9; Ef 4.25.
Juízos falsos e calúnias
Não devemos prejudicar a boa reputação do nosso próximo com juízos falsos, especialmente em público. Em Levítico 19.15, lemos: “Não farás injustiça no juízo: nem favorecendo o pobre, nem comprazendo ao grande: com justiça julgarás o teu próximo”. Esse mandamento nos alerta para a cautela com a qual devemos abrir a nossa boca para nos referir ao nosso próximo.
Devemos ter cuidado redobrado ao denunciar alguma pessoa, pois não podemos ajudar a condenar alguém levianamente, ainda mais sem o ter ouvido primeiro.
Deus não deixará impunes os caluniadores. Essa verdade é reiterada no livro de Provérbios: “A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras não escapa” Pv 19.5. Deus abomina a “testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos” Pv 6.19. O verdadeiro homem de Deus “… não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho” Sl 15.3.
Boatos falsos, fofocas, tagarelices
Todo tipo de boatos sem fundamento, fofocas e conversas infrutíferas sobre alguém que visam prejudicar a reputação do próximo são formas de quebrar o nono mandamento. A Escritura alerta: “Irmãos, não faleis mal uns dos outros” Tg 4.11
. Em outro lugar, ordena: “não difamem a ninguém, nem sejam altercadores, mas cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens” Tt 3.2. Salomão disse que “o homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos” Pv 16.28.
Insultos, xingamentos, maledicências
Outra maneira de destruir a imagem do próximo diante das pessoas é por meio de insultos. Quanto a isso, note as palavras de Jesus no sermão da montanha: “… todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo” Mt 5.22.
Nesse texto vemos a importância que o nosso Salvador dá a nossa maneira de falar uns com os outros. Ele proíbe o insulto, pois ele é figuradamente uma forma de assassinar um indivíduo.
Falsidade e falsos profetas
A falsidade é a característica do hipócrita, daquele que finge que algo aconteceu, tanto para o bem como para o mal de alguém. No salmo 12.2, percebemos que realmente existem duas maneiras de praticar a falsidade: “Falam com falsidade uns aos outros, falam com lábios bajuladores e coração fingido”. Neste sentido, Deus condena tanto os que mentem para depreciar a reputação do próximo quanto os bajuladores.
DEVERES EXIGIDOS PELO NONO MANDAMENTO
Amar e falar a verdade
Uma maneira de evidenciar nossa obediência a Deus quanto ao nono mandamento é amar sempre a verdade. A carta aos Coríntios nos lembra de que o amor “não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade” 1Co 13.6. Quem ama de fato a Deus e ao próximo como a si mesmo deve ter sua real satisfação em falar a verdade.
Devemos falar a verdade porque somos um único corpo, isto é, membros uns dos outros. Mentir para o próximo é mentir para nós mesmos, é autoengano. Logo, falar a verdade é estar cada vez mais íntimo do meu próximo e mais pessoalmente lúcido. “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros” Ef 4.25.
Zelar pela boa reputação do próximo
Devemos sempre reconhecer os seus dons e graças oferecidos por Deus, defender sua inocência e receber prontamente boas informações a seu respeito, rejeitando as que são maldizentes”.
Domínio próprio
Uma das virtudes cristãs que mais está relacionada ao nono mandamento é o domínio próprio Gl 5.23.
Quando Cristo faz habitação em nós, nosso corpo passa a ser dirigido por ele, principalmente a nossa língua.
O novo elemento que o cristão recebe de Deus para lidar com a sua língua é exatamente o poder de autocontrole.
Provérbios 12:17
O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a testemunha falsa engana.
Provérbios 25:18
Martelo, e espada, e flecha aguda é o homem que levanta falso testemunho contra o seu próximo.
Provérbios 6:19
e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
Provérbios 21:28
A testemunha mentirosa perecerá, mas o homem que ouve falará sem imputação.
Zacarias 8:17
e nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu companheiro, nem ame o juramento falso; porque todas estas coisas eu aborreço, diz o SENHOR.
Êxodo 20:16
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
46 Versículos Bíblicos sobre Amigos Falsos
Provérbios 19:4
As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre o seu próprio amigo o deixa.
Provérbios 27:6
Conceitos do Versículo
Fiéis são as feridas feitas pelo que ama, mas os beijos do que aborrece são enganosos.
Jeremias 9:4
Guardai-vos cada um do seu próximo, e de irmão nenhum vos fieis; porque todo o irmão não faz mais do que enganar, e todo o próximo anda caluniando.
Provérbios 26:19
assim é o homem que engana o seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira.
Jó 13:4
Vós, porém, sois inventores de mentiras e vós todos, médicos que não valem nada.
2 Coríntios 11:26
Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
1 João 3:18
Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
Miqueias 7:5
Não creiais no amigo, nem confieis no vosso guia; daquela que repousa no teu seio guarda as portas da tua boca.
Êxodo 23:1
Não admitirás falso rumor e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa.
1 João 4:1
AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
Provérbios 27:5
Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto.
Provérbios 6:19
e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
Isaías 56:12
Vinde, dizem, trarei vinho, e beberemos bebida forte; e o dia de amanhã será como este, e ainda muito mais abundante.
Romanos 16:17
E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
Provérbios 17:17
Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão.
Filipenses 1:18
Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.
Mateus 24:10
Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão.
Filipenses 1:15
Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boamente;
Lucas 6:26
Ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas.
Provérbios 25:19
Como dente quebrado e pé deslocado, assim é a confiança no desleal, no tempo da angústia.
Provérbios 13:20
Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido.
Provérbios 19:5
A falsa testemunha não ficará inocente; e o que profere mentiras não escapará.
Jeremias 23:34
E, quanto ao profeta, e ao sacerdote, e ao povo, que disser: Peso do SENHOR, eu castigarei o tal homem e a sua casa.
Êxodo 23:7
De palavras de falsidade te afastarás e não matarás o inocente e o justo; porque não justificarei o ímpio.
Isaías 1:22
A tua prata tornou-se em escórias, o teu vinho se misturou com água.
Lamentações 2:14
Os teus profetas viram para ti vaidade e loucura e não manifestaram a tua maldade, para afastarem o teu cativeiro; mas viram para ti cargas vãs e motivos de expulsão.
Zacarias 13:3
E será que, quando alguém ainda profetizar, seu pai e sua mãe, que o geraram, lhe dirão: Não viverás, porque mentirosamente falaste em nome do SENHOR; e seu pai e sua mãe, que o geraram, o traspassarão quando profetizar.
1 Timóteo 6:20
Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência,
2 Pedro 2:3
E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas: sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
Provérbios 10:18
O que encobre o ódio tem lábios falsos, e o que difama é um insensato.
1 Reis 22:6
Então, o rei de Israel ajuntou os profetas até quase quatrocentos homens e disse-lhes: Irei à peleja contra Ramote-Gileade ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe, porque o Senhor a entregará na mão do rei.
Isaías 9:15
(O ancião e o homem de respeito é a cabeça; e o profeta que ensina a falsidade é a cauda).
Romanos 12:9
O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Mateus 7:15
Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
1 Reis 22:8
Então, disse o rei de Israel a Josafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao SENHOR; porém eu o aborreço, porque nunca profetiza de mim bem, mas só mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Josafá: Não fale o rei assim.
Êxodo 20:16
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
2 Coríntios 11:4
Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espirito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.
Daniel 3:17
Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei.
João 2:3
E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
Malaquias 2:13
Ainda fazeis isto: cobris o altar do SENHOR de lágrimas, de choros e de gemidos; de sorte que ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão.
Tiago 4:11
Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
Levítico 19:16
Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR.
Isaías 9:14
Assim o SENHOR cortará de Israel a cabeça e a cauda, o ramo e o junco, num mesmo dia
Deuteronômio 13:2
e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los,
Mateus 6:5
E, quando orares, não sejas como os hipócritas: pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Tito 1:16
Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.