O décimo mandamento proíbe a cobiça do bem alheio, que é a raiz do roubo, da pilhagem e da fraude; proíbe deixar-se levar pela concupiscência dos olhos, que leva a tantos pecados; e proíbe a avareza e a inveja, que são inimigas da ordem e da concórdia entre os indivíduos, as famílias, os povos e as nações.
Pela cobiça dos bens alheios, quantas rinhas e inimizades entre irmãos, entre povos! Quantas desavenças familiares e adultérios por desejar a mulher do próximo!
O que nos proíbe o décimo mandamento da Lei de Deus?
O décimo mandamento da Lei de Deus nos proíbe o desejo desordenado de riquezas e a inveja dos bens alheios.
O que nos ensina o décimo mandamento da Lei de Deus?
O décimo mandamento da Lei de Deus nos ensina a viver desprendidos dos bens materiais e a trabalhar com diligência para melhorar nossa situação atual com o coração aberto às necessidades dos demais.
Qual é o caminho posto por Deus para que os humanos cheguemos à felicidade?
O caminho posto por Deus para que os homens - indivíduos, famílias, povos e nações cheguemos à felicidade com paz e amor neste mundo e no Céu é cumprir os Dez mandamentos da Lei de Deus.
Cobiça é querer ter o que pertence a outra pessoa. A cobiça produz inveja e descontentamento com aquilo que temos. Também leva a outros pecados, como o roubo, o adultério e todo tipo de ação maldosa contra o próximo. Por isso, é muito importante evitar a cobiça.
Para não cair na cobiça, é bom focar nas bênçãos que Deus nos deu. Deus conhece o desejo de nosso coração e sabe o que é melhor para nós. Quando queremos fazer a vontade de Deus, a cobiça diminui.
Cobiça na Bíblia
"Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença".
Êxodo 20:17
Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo - a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens - não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
1 João 2:15-17
Pois estes mandamentos: "Não adulterarás", "Não matarás", "Não furtarás", "Não cobiçarás"e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: "Ame o seu próximo como a si mesmo".
Romanos 13:9
Inclina o meu coração para os teus estatutos,
e não para a ganância.
Salmos 119:36
Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens".
Lucas 12:15
Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos.
Efésios 5:3
Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.
Colossenses 3:5
Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez.
Marcos 7:21-22
"Fiz acordo com os meus olhos
de não olhar com cobiça
para as moças. Pois qual é a porção que o homem
recebe de Deus lá de cima?
Qual a sua herança do Todo-poderoso,
que habita nas alturas? Não é ruína para os ímpios,
desgraça para os que fazem o mal?
Jó 31:1-3
Em sua arrogância o ímpio persegue o pobre,
que é apanhado em suas tramas. Ele se gaba de sua própria cobiça
e, em sua ganância,
amaldiçoa e insulta o Senhor.
Salmos 10:2-3
"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça. Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo.
Mateus 23:25-26